Memórias de uma época - X

20100426

A aventura de uma sacola de plástico

Lutando com a sua imortalidade, um saco de plástico descartado se aventura através do ambiente estéril do centro urbano, procurando por seu criador

Esta produção digital é parte do seriado Futurestates, da Independent Television Service (ITVS, 2010), que inclui outros 10 títulos, construídos com a colaboração individual de 11 renomados cineastas. As obras focalizam a sociedade americana, fundindo a exploração de questões sociais com elementos de ficção científica-especulativa relacionados ao futuro próximo.

O curta-metragem Plastic Bag, do diretor Ramin Bahrani, narrado pelo cineasta alemão Werner Herzog, mostra, em seus 18 minutos, os dilemas existenciais de um saco plástico de supermercado que vai permanecer por séculos no ambiente. Este filme foi aclamado no festival de cinema ambiental de Washington. É mais um dos muitos trabalhos que alçam da internet com a crítica positiva dos comentaristas. As legendas são de AlertaMundo. Sacola de Plástico (Plastic Bag) é o primeiro episódio da primeira temporada, aqui disponível em duas partes.





Moral da história: Nada é inevitável, só a passagem do tempo.

Pense nisso: um minuto atrás era o futuro; em um minuto, a partir de agora, tudo pode mudar.

Leia mais...

20100402

Brincando de dançar

Uma experiência mágica de dança ao redor do mundo

Tem gente e idéias p'ra tudo neste mundo. Alguns feitos são geniais, inteligentes, impactantes, outros, não menos, são interessantes, reveladores, emocionantes. Neste trabalho, Matt Harding (2008) reuniu imagens e vídeos de suas andanças de um ano por 42 países. Suas viagens estão relatadas no livro WHERE THE HELL IS MATT? Dancing Badly Around the World (2008).

É um vídeo importante, do ponto de vista antropológico, que revela o estilo de dançar de pessoas de diversas raças e localidades do mundo. A viagem foi mostrar que "dançando" as pessoas se entendem melhor, harmonizam seus movimentos e mostram sua disposição para a paz, a alegria e a diversão. Surpreendente como a dança revela como a gente é (faz).

Leia mais...

CURTAS ESPECIAIS

Reflexões  sobre preconceito de cor.Reflexões sobre preconceito de cor

Uma fantasia com a música de Toquinho.Uma fantasia com a música de Toquinho

CURTAS ESPECIAIS

Um pouco do folclore brasileiro.Folclore brasileiro: O Curupira

Uma crítica social. A trajetória de um tomate.A trajetória de um tomate

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO